IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO - PARA O DESATAR DO NÓ: FORMAÇÃO OU INSTRUÇÃO PARA O VESTIBULAR?
Sheila Fernandes Pimenta e OLIVEIRA, Tábata Bianca dos Santos MACÁRIO, Paola de Castro ROGÉRIO
Resumo: O ensino médio é a última etapa do ensino básico brasileiro, composta por três séries. E a partir das vivências como estudantes e a experiência do estágio no Ensino Médio, surgiu o questionamento sobre a aprendizagem e o desempenho escolar: o que se é ensinado no Ensino Médio é direcionado para a formação do estudante e/ou para a instrução para o vestibular? Que caminhos estão sendo tomados pelas escolas para que os estudantes tenham êxito ao concluir o ensino médio? Com esta perspectiva, o trabalho tem como objetivo apresentar discussões que possibilitem observar elementos que compõem o processo identitário do Ensino Médio no Brasil, relevando, principalmente, as questões de formação do estudante e as ações para o ingresso no ensino superior, por meio de vestibular. A metodologia, no contexto teórico, baseia-se na Constituição Brasileira (1988) em que se buscou o aparato das leis que asseguram o ingresso dos indivíduos no ensino médio. No Plano Nacional de Educação (2014), que consiste em políticas educacionais direcionadas ao melhoramento do ensino, nos relatórios de gestão e planejamento do INEP (2014), nos resultados do ENEM 2014 que demonstram a posição do Brasil diante de outros países e nas propostas educacionais de Luckesi (2005). O autor discute as várias formas de avaliação como: exame de caráter classificatório, como um conjunto de procedimentos que propicia, ao docente, o reconhecimento de falhas. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo que consiste em um questionário que trata de questões sobre o ensino médio com estudantes, pais, professores e gestor de escolas públicas em Franca/SP. O corpus do trabalho compõe-se de respostas dos questionários aplicados nas escolas com diretor, professores, alunos e pais de alunos. Desse modo, buscamos discutir a identidade do Ensino Médio brasileiro, por meio de abordagem qualitativa, expondo as diversas perspectivas que o permeiam.
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